Exame de DNA

 

O exame de DNA pode ser realizado com várias finalidades.

O teste de DNA é basicamente a leitura dos genes de uma pessoa. Saber qual é a sua estrutura, em quais cromossomos estão localizados, se estão modificados ou danificados. O exame também é conhecido como mapeamento genético e é realizado através da coleta de amostras de algum fluído corporal ou material, entre eles o sangue, a saliva, unhas, fios de cabelo ou esperma.

No laboratório o DNA das amostras é isolado e o mapeamento é realizado por equipamentos chamados sequenciadores de DNA.

Hoje nosso post abordará um dos exames mais procurados dentro dos possíveis através da análise de DNA, o teste de paternidade.

No teste de paternidade o exame é realizado com amostras de DNA da criança e da mãe ou do pai. Em exames para definir a paternidade o resultado é sempre comparativo. Metade do DNA do bebê vem da mãe e a outra metade do pai biológico. Depois de especificar os DNAs do pai e da mãe, faz-se a comparação com o DNA do bebê.

Não é necessário preparo especial antes da coleta das amostras para o exame de DNA. O material coletado deve ser acondicionado em um kit apropriado que o laboratório oferece para esse fim. As amostras devem ser conservadas em temperatura ambiente e enviadas ao laboratório com uma ficha preenchida com os dados da paciente e respectivo termo de consentimento informado.

No teste entre pai e filho, mesmo sem a presença da mãe a paternidade pode ser confirmada com 99,99% de probabilidade. Outra curiosidade é que o teste pode ser realizado sem a prévia autorização da mãe, mas claro, desde que a criança tenha sido registrada e o pai seja assim o responsável legal.

A paternidade pode ser detectada através de exames de parentesco. No caso do suposto pai não poder realizar o exame, parentes podem ser analisados.

O DNA é único de cada ser humano e o resultado é de 99,99%, mas existem fatores que podem causar alteração no resultado do teste. Se o paciente já tiver realizado transfusão de sangue, por exemplo, isso deve ser avisado ao laboratório.

Para agendar seu exame pelo Mello é muito fácil. Basta entrar em contato com nossa Central de Atendimento pelo (11) 5014-2199

Compartilhe Esta Notícia