Que idade devo fazer Mamografia?

Saiba quando fazer mamografia

Qual idade devemos começar a fazer exames de mamografia para prevenção do câncer de mama?

Diversos tipos de câncer de mama podem ser prevenidos se o exame de mamografia for feito regularmente na idade indicada pelos médicos. Tanto mulheres como homens correm o risco de sofrerem com a doença em algum momento da vida, a prevenção é o ideal para saúde.

As mulheres, principalmente, devem tomar mais cuidado, já que o câncer de mama atinge em maior quantidade o sexo feminino. Por ano são milhares de mulheres diagnosticadas com a doença.

O diagnóstico e a descoberta de qualquer doença feita de maneira precoce pode ter melhores resultados no tratamento realizado, por isso é tão importante fazer o exame de mamografia e evitar que se descubra a doença no estágio avançado.

Prevenção a partir dos 40 anos

É recomendado pelos médicos que o exame preventivo, a mamografia, seja feito a partir dos 40 anos de idade pelas mulheres. O ideal é realizar o exame a cada 1 ou 2 anos, mas se há casos de câncer de mama na família, o exame deve ser feito todos os anos a partir dos 35 anos de idade.

Se o médico perceber necessidade, lhe encaminhará para realização do exame em qualquer momento da vida, isso costuma acontecer quando há sintomas como dores, manchas e nódulos que levam o médico a suspeitar do câncer de mama.

Muitas mulheres não sabem, mas é importante ressaltar que o Ministério da Saúde oferece às mulheres a realização do exame gratuitamente a partir de 40 anos.

O pedido para realização da mamografia é feito por um médico que atende na rede pública de saúde, e o exame é feito em uma clínica particular, podendo também, ser feito através de um convênio médico do plano de saúde.

Não deixe de cuidar da saúde e fazer o exame preventivo para combater o câncer de mama, é importante ter um acompanhamento médico regular. Caso perceba algum sintoma, procure um médico imediatamente.

É importante lembrar que homens também devem procurar um atendimento médico em qualquer sintoma que apareça na região da mama ou mamilo.

Compartilhe Esta Notícia